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O Que É Marca? [Branding Para Pequenos Negócios – 1 de 5]

Branding para pequenos negócios - 1 - O que é marca

Bem-vindo ao primeiro artigo da série Branding Para Pequenos Negócios. Nesta série de artigos, veremos várias lições que irão ajudá-lo a aprender como fazer o seu branding e o da sua empresa com sucesso.

 

Neste primeiro artigo, vamos conversar um pouco sobre o que é marca e o que ela pode fazer pelo seu negócio.

 

Os dias em que um anúncio no jornal, um outdoor e uma pilha de panfletos bem desenhados eram suficientes para você ser notado já eram. Atualmente, se você não reservar tempo para estabelecer sua marca comercial, será rapidamente ofuscado por seus concorrentes ou, pior ainda, nunca será notado pelos consumidores.

 

 

O que é marca?

 

Branding é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio, grande, pequeno, varejo ou B2B. Quando feito corretamente, lhe dá uma grande vantagem sobre seus concorrentes e o ajuda a se destacar em mercados ainda mais competitivos. O branding efetivo é tudo sobre a imagem do seu negócio e, ao contrário do que dizem, é muito mais do que apenas um logotipo elegante e um slogan atraente. É sobre a imagem percebida do seu negócio e o que ele pode fazer para o seu cliente.

 

Ele diz aos consumidores o que eles podem esperar de seus produtos e serviços, e o diferencia de seus concorrentes. É derivado de quem você é, o que você quer que seu negócio seja e o que as pessoas percebem. Pense nisso como uma promessa que você está fazendo para o seu cliente.

 

Uma boa estratégia de branding inclui vários aspectos que pintam a imagem de sua empresa para os consumidores em vários canais. Isso pode incluir seu site, redes sociais, conteúdo, criativos de marketing, etc. O objetivo é tornar mais fácil para os consumidores reconhecer seu negócio no instante em que o vejam, independentemente de onde eles estão olhando.

 

* É tudo o que dá à sua empresa uma identidade que os consumidores conhecem, gostam e confiam.

 

O objetivo é diferenciar seu negócio de seus concorrentes. Este processo deve começar no momento de dar um nome a seu negócio. E fique atento a cada decisão que você faz do seu logotipo e o slogan para seu conteúdo e publicidade. Você precisa encontrar algo memorável que explique a promessa da sua marca.

 

Por exemplo, a M & M diz: “Derrete na sua boca, não nas mãos” e Nike diz, “Apenas Faça” (Just Do It), e imediatamente sabemos do que se trata. Você pode ir a qualquer lugar do mundo, ver seu logotipo e saber exatamente quem eles são.

 

Você pode não ser tão grande ainda, mas tente pensar como você é e isso o ajudará a criar maneiras criativas de marcar seu negócio para que seja facilmente lembrado por potenciais clientes.

 

Distinção é uma parte muito importante da estratégia da sua marca. Isso permite que as pessoas saibam que você tem algo único para oferecer que está acima e além do que seus competidores têm. Tenha em mente que sua marca afetará as vendas e quando criar uma que seja facilmente reconhecida e lembrada (de uma boa maneira), então verá resultados muito melhores.

 

O primeiro passo para um negócio de sucesso é aproveitar o tempo para que as pessoas saibam quem você é, o que você faz e como você faz isso. Então, antes do próximo artigo queremos que você reserve algum tempo para pensar sobre como deseja que seus clientes percebam seu negócio.

 

Comece por fazer estas perguntas

 

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Quais são os benefícios e características de seus produtos ou serviços?
  • O que seus clientes e prospects já pensam do seu negócio?
  • Quais qualidades você quer que elas associem à sua empresa?

 

Depois:

 

  1. Faça uma pesquisa sobre seus concorrentes e veja como eles estão apresentando sua marca.
  2. Faça um brainstorming de algumas ideias que o ajudarão a fazer sua comunicação de forma eficiente.
  3. Anote alguns possíveis slogans/lemas que você acha que contarão sua história.

 

Vimos neste artigo um conceito básico, o que é marca. Ainda temos muito para passar nos próximos artigos, então não perca.

 

Falaremos mais sobre a percepção do consumidor e como você pode criar uma campanha que o ajude a aumentar a fidelidade da marca.

 

E para saber mais sobre branding e como aplicá-lo em sua empresa e promover sua marca, em qualquer nicho, para atingir lucros incríveis, leia nosso e-book Planejamento de Branding para o seu Negócio.

 

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