Então, você já criou uma campanha de engajamento de mídia social impressionante para sua empresa. Mas como saber se está fazendo isso certo? Como construir a consciência da marca? Tenha em mente que o número de seguidores que você tem nem sempre determina a eficácia da campanha. É sobre quantas pessoas em seus círculos respondem ativamente. Há uma ampla gama de respostas que você pode obter das mídias sociais, além das perguntas e reclamações dos clientes em geral. Além dos comentários, blogs, diálogo e retuítes, veja:
- Humanizar a marca
- Gerenciar a reputação percebida
- Gerar leads
- Criar defensores da marca
- Resolver problemas com clientes
- Lidar com crises de forma eficaz
Não importa onde está a conversa: se você está no Facebook, no Twitter ou no seu blog, há várias formas de gerar boas conversas. Essas conversas solidificarão seus relacionamentos e os fãs terão uma conexão mais direta com o seu negócio, que é o seu objetivo.
Engajamento Para Construir A Consciência Da Marca
Um propósito das mídias sociais é criar um perfil público. Considere a canadense olímpica Sarah Wells; Ela começou uma campanha no Twitter, onde esperava envolver fãs olímpicos e aumentar a consciência de sua busca pelo ouro, e possivelmente ganhar um número significativo de seguidores. Apenas alguns dias depois da campanha, Sarah atingiu a marca dos 400 seguidores devido à força e entusiasmo de seus amigos e familiares. É um exemplo de uma campanha de mídia social de base eficaz.
Os Benefícios De Se Construir A Consciência Da Marca
Um dos muitos benefícios inclui a mensurabilidade. Considere estas métricas importantes de conscientização:
- Compartilhamento de conversa – a frequência com que você é mencionado no contexto das conversas que são relevantes para você.
- Compartilhamento de voz – com que frequência você é coberto ou mencionado em comparação com a sua concorrência?
- Menções por período de tempo – quantas vezes o público discute sua marca em um determinado período de tempo. Dá uma sensação de conversa geral e consciência.
- Alcance potencial – seguidores, fãs ou passantes; isso é visto como um alcance em potencial, porque essas pessoas não prestam atenção em você simultaneamente.
- Inbound links (o endereço de seu site presente em outro site) – um indicador de públicos que estão cientes e falando de você. Para ter uma ideia melhor de quais tipos de mídia atraem atenção consistente para sua marca, observe todas as contas de mídia social ativas.
Oferecer Escolhas Às Pessoas
Talvez o Twitter não reflita o seu estilo de comunicação e você prefira o Facebook. Aprenda como o público gosta de se comunicar e escolha opções diferentes criando mais de uma plataforma de mídia social para o diálogo. Certifique-se de publicar as mesmas informações, talvez em diferentes contextos, em todas as plataformas, a fim de obter uma resposta. Ferramentas como o Hootsuite economizarão muito tempo quando você quiser gerenciar e programar postagens em todas as plataformas.
Seja qual for o canal que você mais goste, lembre-se de dar ao público uma visão de 360° da sua empresa e marca. Use um estilo de comunicação consistente com a marca para evitar confusão. Você será capaz de construir relacionamentos fortes e significativos com seu público, se aprender como iniciar um diálogo inteligente em todas as plataformas.
De um modo geral, as pessoas gostam de fazer parte de um negócio ou marca que está construindo ativamente uma comunidade envolvente e vários estudos revelaram que os clientes preferem comprar de empresas que possuem páginas de mídia social ativas. Essa conexão emocional com os prospects é o que constrói uma reputação comercial positiva.
Reconheça a força da comunidade como uma força poderosa para uma marca e empregue todos os recursos das mídias sociais para criar uma comunidade enorme de clientes satisfeitos e leais.
Lições de Consciência da Marca
As táticas de branding continuam mudando e os profissionais de marketing tiveram que aprender um novo manual – que continua evoluindo com novas plataformas sociais e tecnologias para fazer tudo funcionar. Saiba o que você pode aprender de marcas maiores que implementaram com sucesso suas campanhas de mídia social e se estabeleceram como formadores de opinião. Cada uma dessas grandes empresas dominantes na mídia social hoje começou pequena. O YouTube foi iniciado por dois amigos em uma pequena sala, acima de uma pizzaria, e a M & S começou como uma barraca de mercado, por isso, não deixe a competitividade cansá-lo; o pequeno pode ficar muito grande.
Lição 1: Pense Como Um Editor
O fundador da Innocent Richard Reed adotou o modelo de marketing de editor publicando vários livros de receita como forma de expandir seu crescimento. Isso teve um tremendo impacto no alcance geral da empresa e também mudou a percepção geral sobre ela – as pessoas não veem a Innocent como uma marca que está tentando vender produtos por dinheiro; eles são vistos como uma empresa saudável que incentiva as pessoas a terem uma vida mais saudável.
Eles também têm um blog em que postam conteúdo que ajuda as pessoas a tomar decisões que afetam positivamente suas vidas, e isso permite que a empresa se envolva com grandes públicos. Além disso, 10% dos lucros da Innocent vão para caridade, então o blog também é usado para mostrar como eles estão fazendo a diferença no mundo.
Lição 2: Encontre Seu Tom De Voz
Quando encontrar um tom que funcione para seu público, mantenha-o e utilize este mesmo tom ao criar conteúdo para todas as suas plataformas. Você está fazendo marketing para as pessoas; não robôs, então comece criando personas de compradores e aprendendo quais são seus objetivos e que tipos de desafios eles enfrentam. Isso ajudará a entender melhor quem é seu público-alvo e como ajustar seu tom de voz com o qual ele pode se relacionar.
Lição 3: Faça Seu Conteúdo Compartilhável
Quando você cria conteúdo valioso e envolvente, se torna uma ótima fonte para seu público. Dê aos seus clientes em potencial o que eles precisam e isso ajudará a criar uma audiência orgânica que interage com sua empresa e o segue em várias plataformas.
Sempre considere o quanto seu conteúdo é compartilhável. Basta perguntar a si mesmo se acharia ou não envolvente o suficiente se você fosse o público-alvo e se consideraria compartilhá-lo em seus próprios círculos. Se a resposta for não, então volte para a prancheta e descubra onde você errou.
Lição 4: Criar Títulos Que Atraiam Pessoas
Quando está tentando criar algo que lhe proporcione máxima exposição, você precisa criar um título que fique na cabeça das pessoas. As marcas mais bem-sucedidas criam dúzias de títulos possíveis para cada peça de conteúdo e, em seguida, utilizam as que acreditam conseguir a melhor resposta. Se você conseguir criar algo que chame a atenção das pessoas, isso ampliará o alcance de sua marca e tornará seu conteúdo muito mais popular.
Lição 5: Não Seja Chato
Isso é óbvio, mas você ficará surpreso com quantas marcas continuam postando o mesmo material maçante nos canais sociais. Para garantir que seus clientes não abandonem suas redes sociais, você terá que criar conteúdo que não seja apenas interessante e compartilhável, mas também notável. A única maneira de fazer isso é garantir que você não crie o mesmo conteúdo que todos os demais do mercado. Faça a marca se destacar de uma forma que a torne única e original.
Mostre a personalidade de sua marca, faça algo peculiar e experimente infográficos, vídeos e outros conteúdos visuais e veja o que acontece. Tenha em mente que 90% de todas as informações transmitidas ao cérebro são visuais, e o cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido que o texto simples.
Lição 6: Se Possível, Contrate Jornalistas
Quer trabalhem internamente ou para um grande meio de comunicação tradicional, os jornalistas têm o mesmo emprego; descobrir como criar a próxima história interessante que fará as pessoas quererem ler. Os melhores jornalistas fazem perguntas e desafiam suposições comuns, e não apenas em termos dos negócios em que sua empresa está, mas também de outras pessoas no mesmo setor. É assim que um ótimo conteúdo acontece e as pessoas não podem deixar de compartilhá-lo.
Neste artigo da série Marketing em Mídias Sociais vimos como construir a consciência da marca usando mídias sociais.
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