Chegamos ao último artigo da série Seu Negócio Nas Redes Sociais. Esperamos que tenha gostado dos artigos e aprendido muito sobre como usar as mídias sociais para comercializar seu negócio. Nesta lição final, vamos falar sobre como usar o Facebook Live para se conectar com seu público de uma maneira grandiosa.
Durante esta série de artigos, falamos de maneira mais geral em termos de ideias pois elas funcionam em praticamente qualquer rede social, mas neste artigo veremos tudo sobre o Facebook porque esta rede social é uma das formas mais rápidas de divulgar sua empresa .
Se você colocar seu anúncio na frente das pessoas certas no Facebook, você pode obter uma exposição maciça que pode acelerar rapidamente seus seguidores e melhor ainda, levando a um fluxo de novos clientes e vendas.
Como Usar o Facebook Live
O Facebook Live é o assunto do momento, por que não aproveitar e agitar um pouco com o seu próprio evento ao vivo? É fácil começar sua própria sessão de chat ou webinário. Tudo o que você precisa é um microfone e uma webcam para se conectar rapidamente com seus seguidores em tempo real. Aliás, você pode até usar o seu smartphone ou tablet e transmitir de qualquer lugar. É uma estratégia extremamente poderosa que funciona e não deve ser ignorada.
Muitas pessoas se afastam dessa técnica, porque não gostam de estar na frente da câmera, temem se atrapalhar e parecer estúpidas, mas principalmente porque não sabem o que falar, então, vamos ver algumas coisas primeiro.
Ensine o que você conhece
Mostre às pessoas como fazer algo útil e eles se tornarão seu fã. Isso pode ser tão simples como falar sobre um de seus produtos e demonstrar como ele funciona. Quer gerar mais engajamento? Em seguida, peça aos seus seguidores para compartilhar como eles iriam usá-lo. Melhor ainda, convide-os a publicar uma imagem ou um vídeo deles usando seu produto. Esta é a melhor forma de prova social e ouro puro para empresas.
Não tenha medo de pedir comentários, sugestões e ideias porque os seus consumidores terão prazer em ajudá-lo a melhorar seus produtos, serviços e até mesmo ajudá-lo a encontrar e solucionar problemas. Eu sei que parece uma má ideia pedir por críticas, mas quando isso é feito corretamente, irá ajudá-lo a obter apoio da comunidade e obter seguidores mais engajados em seu negócio.
Agora vamos ver outros pontos que você deve considerar antes de começar uma transmissão ao vivo:
Promover antes de transmitir
Certifique-se de informar seu público sobre o seu próximo vídeo ao vivo, publicando no seu feed de notícias e seus outros perfis sociais. Use imagens e até mesmo um pequeno vídeo para falar sobre a transmissão ao vivo, deixando-os saber exatamente quando é e pedindo-lhes que vejam.
Não pare por aí, você também pode enviar um e-mail para sua lista, convidando-os a se juntarem a você e se o seu vídeo ao vivo for suficientemente importante, você pode impulsionar o post de anúncio da Live com o Facebook Ads direcionados a seu público alvo. Lembre-se de que as pessoas têm um curto período de atenção, especialmente nas mídias sociais, então você deve lembrá-las várias vezes antes de transmitir para aumentar o engajamento e novamente pouco antes de começar a transmissão.
Prática
Assim como filmar um vídeo ou falar em público, você vai querer praticar antes de transmitir ao vivo para garantir que seus espectadores possam ouvi-lo claramente sem distração e participar dos comentários.
Tire um tempo para escolher uma boa localização em um local que tenha uma forte conexão de banda larga. O local também deve ser livre de ruídos de fundo e interrupções como latido de cachorro ou crianças correndo.
Se você estiver usando uma webcam, configure sua iluminação e posicione-a para onde as pessoas possam vê-lo claramente. Se você estiver usando seu telefone, pense em segurar você mesmo, use um suporte ou apoie-o com alguns livros para obter um bom ângulo. Se você não estiver sozinho, você pode delegar o trabalho de segurar e manipular a câmera.
Entrando ao vivo
Uma das coisas boas sobre as Lives é que você não precisa fazer uma apresentação super planejada, você só precisa ter boas informações a passar e um motivo para dar like. Quando estiver pronto para transmitir, relaxe e não se esqueça de sorrir. Se você se sentir confortável, seu público vai gostar de vê-lo.
Leve um minuto para se apresentar e a sua empresa. Informe o seu público sobre o que você vai falar e dê uma estimativa aproximada de quanto tempo levará. Isso ajuda a gerenciar as expectativas do público. Certifique-se de encorajar comentários e feedback. Você poderá ver quantos espectadores você tem a qualquer momento, por isso não tenha medo de interagir com eles.
Encerrando a transmissão
Quando chegar ao final do seu vídeo ao vivo, não se esqueça de incluir uma chamada para ação (Call to Action – CTA), como vimos no terceiro artigo. Adicione um comentário pós-show agradecendo a todos novamente por assistir e dizer-lhes o que quer que eles façam em seguida. Você também pode contar um pouco sobre seus planos para o próximo vídeo, incentivá-los a continuar comentando e pedir-lhes para compartilhar a cópia arquivada do vídeo que estará na linha do tempo.
Por último, leve algum tempo para otimizar seus vídeos ao vivo. Você pode mudar a miniatura (thumbnail) para algo que chame mais a atenção. Você também pode adicionar ou alterar a localização e a data, colocar uma descrição mais detalhada e selecionar uma categoria. Para fazer isso, clique em Opções e selecione Editar este vídeo. Em seguida, promova e compartilhe. Afinal, você fez a parte difícil agora é hora de capitalizar sobre isso.
Se você quiser saber mais sobre como o Facebook Live funciona e como você pode começar a usá-lo, verifique sua página de ajuda aqui: https://live.fb.com
Ao terminarmos este último artigo, gostaríamos de agradecer por ter acompanhado esta série. Esperamos sinceramente que você tenha aprendido muito sobre como levar sua empresa para as redes sociais e, mesmo que os artigos tenham chegado ao fim, queremos que você saiba que estaremos a disposição para tirar suas dúvidas.
E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais também!