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Então… O que é Copywriting?

Então... O que é Copywriting?

Começo com este texto uma série de artigos com o objetivo de responder o que é copywriting. Se você já fuçou a internet procurando sobre marketing digital ou internet marketing com certeza já viu este termo.

 

Apesar da tradução de “copywriting” ser “redação”, e “redator” a tradução de “copywriter”. Mas por aqui copywriting geralmente é utilizado para denominar a redação publicitária, ou a redação persuasiva.

 

De forma geral, é escrever algo que promova uma pessoa, uma oportunidade, uma ideia ou uma opinião. Como estamos falando sobre sites, assumiremos que a escrita será feita em um site (e isso será referido como copy de otimização de mecanismo de pesquisa).

 

De fato, existem outros meios que fazem uso do Copywriting e dos Copywriters; são eles: anúncios de televisão, propagandas de rádio, outdoors, anúncios de ônibus, anúncios de jornais, anúncios de revistas, etc. Você apresenta a ideia e o ponto por trás da copy escrita.

 

A copy é feita em especial para persuadir, atrair, motivar um ouvinte ou, no caso de um website, um leitor a agir. Essa ação pode ser qualquer coisa, desde a compra de um produto até a inscrição em um boletim informativo de amostragem de um produto, para participar de uma pesquisa ou estudo.

 

A propósito, você também pode usar o copywriting para persuadir um leitor a não fazer algo ou não confiar em algo.

 

Que tipos de materiais fazem uso do copywriting? O corpo da copy, as manchetes, o slogan, e-mails, as taglines, as letras de músicas de jingles, os roteiros, os scripts, as legendas, a World Wide Web (ou rede mundial de computadores), os comunicados de imprensa, as pesquisas e relatórios brancos, e os conteúdos da internet (website). É uma lista bem extensa, não é? E é apenas a ponta do iceberg.

 

Não se esqueça de que também são incluídos anúncios impressos, catálogos de pedidos por correspondência, folhetos, cartões postais, cartões de saudação, etc. O copywriting é uma excelente linha de trabalho para se seguir, pois sempre haverá trabalho.

 

Quando usado em sites, o copywriting geralmente se refere ao método ou estilo de escrita e ao conteúdo de texto, o qual está inclinado a alcançar rankings mais altos nos mecanismos de busca. Isso é conhecido como escrita de conteúdo, o que significa o posicionamento e repetição apropriada de palavras-chave e frases-chave em um site.

 

Em algum momento, escrever conteúdos para sites servia como um meio de obter melhores classificações, porque a escrita estava voltada para os algoritmos do mecanismo de pesquisa. Este não é mais o caso, e a escrita agora está mais voltada para visitantes humanos e mecanismos de busca.

 

Outra forma de redação viral é colocar muitos conteúdos nos blogs de outras pessoas. Na verdade, você pode pagar para que seu produto seja promovido em diferentes blogs por uma taxa fixa. Talvez você não precise escolher a copy relacionada ao seu link, e sim ter uma menção direta em um blog que pode ter centenas, ou mesmo milhares, de leitores. O truque com este tipo de escrita é produzir uma copy/conteúdo fluente e legível, objetivando a otimização dos mecanismos de pesquisa.

 

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