Você está tendo o sucesso que achava que teria com a mídia social? Ou será que a sua empresa viu pouco ou nenhum crescimento, mesmo depois de lançar várias campanhas para que a marca fosse notada? Se você teve algum azar com as mídias sociais, então certamente não está sozinho porque muitas empresas, grandes e pequenas, experimentam algum tipo de dificuldade para atingir suas metas de marketing em algum momento, mas o que define algumas delas é o fato de aprender rápido e se adaptar. Vamos ver algumas empresas que usam as mídias sociais com sucesso?
Veja algumas das táticas usadas por empresas que empregam estratégias eficazes de mídia social: não se concentre muito em seu público-alvo, porque isso é pouco relevante. Essas táticas funcionarão em praticamente qualquer audiência, se forem bem feitas.
Martell Home Builders
É uma empresa canadense de construção de casas personalizadas no Canadá, que no passado dependia de corretores de imóveis para manter o negócio funcionando. Isso, no entanto, mudou uma vez que eles decidiram adotar a mídia social e finalmente desenvolveram uma estratégia eficaz de direcionar ao consumidor, que eliminou intermediários e trouxe ele para dentro do negócio.
Tudo isso começou com a criação de uma estratégia de blog que se concentrava principalmente em dar aos proprietários de casas e aspirantes dicas valiosas para proprietários e conseguiram captar a atenção de inúmeros compradores de casas. Postagens como “Dicas e Técnicas de Home Staging” (redecorar um imóvel de modo a torná-lo mais atrativo ao maior número de potenciais compradores) foram particularmente úteis para o público e hoje, a empresa recebe 86% do total de leads dos consumidores.
Um ponto importante a ser observado aqui é que vários estudos revelaram que as pessoas respondem mais à assinatura do blog via e-mail do que ao feed RSS. Martel entende claramente isso como visto em sua chamada para ação, que diz “Receba o blog na sua caixa de entrada”. É uma maneira inteligente de obter novos leads, garantindo a manutenção de valor ao fornecer novas atualizações do blog.
Outro recurso que a empresa executa bem é o atendimento ao cliente, especialmente quando eles aproveitam a moderna tecnologia de geolocalização montando rastreadores nos veículos dos contratados, para que os clientes saibam exatamente onde o contratado está quando estiver no trabalho. Isso faz com que pareça que a empresa entende perfeitamente seus clientes.
Com essa tecnologia inovadora e um profundo entendimento de seus clientes, a Martell conseguiu aumentar sua marca além do que qualquer um poderia esperar, e eles transformaram a experiência de construção de casas em algo social. Eles também têm galerias de fotos mostrando as casas dos clientes em construção, o que permite que as pessoas acompanhem de perto o progresso da casa. É um dos conteúdos mais compartilháveis em seu website, pois os clientes compartilham as imagens em seus próprios círculos sociais, com amigos e familiares.
Outra característica que Martell usa para integração social é a caixa do Facebook; que é atualizado dinamicamente toda vez que um usuário visita sua página no Facebook. É um pequeno widget bacana que mostra quantas pessoas gostaram da sua página no Facebook e também exibe rostos de alguns de seus fãs. Uma vantagem de usar esse recurso é o fato de que as pessoas podem participar do seu grupo de fãs sem ter que sair do site. Isso obriga os visitantes a ficar mais tempo no seu site e isso, por si só, aumenta significativamente a sua base de fãs.
#Dica: ao criar sua própria estratégia, tente pensar fora da caixa, como Martell fez, dando a seus clientes acesso a fotos exclusivas que mostram a construção de suas casas e permitindo que eles acompanhem o paradeiro de seus contratados.
Zappos
Este é um varejista on-line popular que se concentra em roupas, sapatos e acessórios. A Zappos é conhecida principalmente pela grande ênfase que eles colocam na construção de relacionamentos fortes com seus clientes. A descrição da empresa no Facebook diz: “Vamos fazer parte de um relacionamento do tipo ganha-ganha”. Essa é uma das maneiras pelas quais eles demonstram um comprometimento real com seus fãs e isso ajuda a solidificar a confiança com os clientes.
O processo de atração da empresa envolve a solicitação de que as pessoas curtam e participem da lista de e-mails. Quando um visitante clica no botão “Curtir”, ele exibe uma página de inscrição na qual as pessoas podem participar da comunidade e obter acesso aos produtos. Pelo fato deles esperarem até que um visitante se junte à comunidade, isso dá às pessoas um senso de valor e isso mostra que elas realmente se importam em conhecer seus fãs e construir relacionamentos.
A Zappos também usa outra estratégia interessante, na qual revela certos conteúdos apenas para os fãs. Na verdade, é chamado de “conteúdo exclusivo para fãs” e incentiva as pessoas a participarem para que possam acessar coisas como imagens de moda, vídeos e dicas privilegiadas. O processo é tão simples quanto clicar no botão “Curtir” e a empresa recebe novas pessoas hora após hora, juntando-se à comunidade para fazer parte de um grupo elegante e bem informado.
A Zappos tem uma guia personalizada de boas-vindas que inclui widgets de comentários, onde os fãs podem falar sobre produtos, e as postagens aparecem em suas próprias páginas ou perfis informando seus amigos sobre os produtos da Zappos e o que eles mais gostam na empresa. É uma ótima estratégia para a prova social.
No que diz respeito às estratégias de engajamento, a Zappos não se contenta com o concurso “Fã da semana”, no qual os fãs enviam suas fotos com a caixa Zappos, e outros fãs votam na foto que mais gostam. O vencedor tem sua foto incluída no mural, onde todos podem ver. Sem dúvida, a empresa coloca seus fãs em primeiro lugar.
#Dica: descubra como usar o poder das mídias sociais para fazer seus fãs se sentirem estrelas e eles vão te adorar por isso. Destaque os seus seguidores em todos os seus canais de mídia social e eles serão obrigados a falar sobre sua marca. Não é necessária uma estratégia multimilionária para poder fazer isso; basta pegar emprestado algumas ideias que a Zappos e outras empresas que usam as mídias sociais com sucesso estão fazendo e moldar sua própria estratégia para ser mais eficaz, mas ainda acessível.
Giantnerd
A Giantnerd vende equipamentos projetados para atividades ao ar livre, como ciclismo, caminhadas, snowboard, etc. Esta empresa tem um dos melhores exemplos de interação de mídia social na indústria. Ele funciona oferecendo amizade aos fãs e, ao mesmo tempo, dando a eles o melhor valor no processo, além de mesclar seu website com as mídias sociais em todos os aspectos.
O site oficial da empresa apresenta uma rede social personalizada que requer um único clique para participar e facilita a participação dos visitantes. Outra característica interessante é o programa de incentivo que oferece aos novos membros um desconto de 5% nos produtos – eles chamam de promoção “Nerds save 5%” e atrai um número significativo de novos membros.
Giantnerd viu sua média de pedidos crescer em 50% depois que eles colocaram o botão Curtir; um grande impulso de ROI das mídias sociais. Além disso, eles fornecem várias maneiras para os clientes encontrarem informações ao pesquisar produtos em seu site. Por exemplo, se um cliente em potencial quiser encontrar informações sobre um produto específico, ele poderia verificar o feedback de outros compradores; talvez faça login no WikiNerdia da empresa e ver todos os diferentes produtos disponíveis, incluindo fotos e descrições.
Com essa ótima solução para interação, os clientes podem fazer perguntas importantes sobre diferentes produtos postando no quadro para que o restante da comunidade faça comentários. Muitos estudos mostraram que as pessoas confiam mais em seus amigos e colegas do que na marca e, por isso, é crucial ter um fórum onde os clientes possam interagir e discutir os produtos conforme eles aprendem mais sobre a empresa. Isto faz com que a Giantnerd seja uma das empresas que usam as mídias sociais com sucesso!
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