BrandingEstratégia Digital

Identidade Da Marca [Branding Para Negócios Locais – 3 de 5]

Identidade Da Marca. Branding Para Negócios Locais - 3 de 5

É hora do terceiro artigo da série Branding Para Negócios Locais. Hoje, o artigo é sobre o estabelecimento da identidade da marca.

 

 

O Que É Identidade Da Marca

 

A identidade da marca é a mensagem que o consumidor recebe de você, sua empresa ou mercadoria e agora que você pensou em como deseja que os clientes percebam seu negócio é hora de começar a trabalhar nos componentes de sua identidade. Estas são coisas como o nome, logotipo, slogan, estilo e cores que funcionam juntos criam um apelo e aumentam o reconhecimento do consumidor. Esta mensagem deve ser consistente em todos os aspectos do seu negócio.

 

Vamos passar por algumas estratégias simples que o ajudarão a estabelecer uma sólida identidade da marca:

 

 

Logo e criativos

 

Desenvolver um logotipo é o primeiro aspecto do desenvolvimento do vocabulário visual da sua marca. Além do logotipo, você precisará criar uma aparência específica para sua marca que será consistente em todas as várias plataformas que você usará para promove-la.

 

Isso significa que todos os aspectos do negócio, seu site, suas páginas de redes sociais e até mesmo seus cartões de visita devem incluir os mesmos elementos criativos.

 

Não escolha apenas uma cor apenas porque você acha que é bonito. Lembre-se de que cores específicas tendem a evocar emoções muito específicas. O amarelo, por exemplo, é frequentemente associado à felicidade, enquanto o vermelho é frequentemente associado à raiva ou ao romance.

 

Mantenha sempre o seu mercado alvo em mente ao selecionar seus elementos criativos. A ocupação, a idade e mesmo o status social do grupo que você pretende atingir influenciarão como eles visualizam seu logotipo, cores e outros. Certifique-se também de testar seu logotipo por meio de um grupo de foco antes de iniciá-lo.

 

Alguns logotipos, por mais criativos que sejam, podem ser mal interpretados ou mesmo confundidos com o logotipo de uma marca similar. Seja o que for que você decidir, certifique-se de que seus elementos criativos são tão memoráveis que, mesmo que um cliente veja apenas metade da imagem, eles ainda podem imaginar exatamente o que vem depois.

 

 

Presença de mídia social

 

Que adianta você construir sua marca se ninguém sabe que você existe? A mídia social permite que você atinja as pessoas certas, com a mensagem certa o tempo todo. Além disso, as mídias sociais são uma das opções mais acessíveis para alcançar o público-alvo. Então, por que não fazer uso completo disso?

 

Existem tantas plataformas de redes sociais que esperam ajudar a construir sua marca. Na verdade, muitas marcas de sucesso investem muito na criação de uma forte presença social. Quando o seu negócio é pequeno, é ainda mais importante se conectar aos consumidores em um nível mais pessoal.

 

Muitos proprietários de pequenas empresas se afastam das mídias sociais porque acham que é caro e demorado, mas não precisa ser. Assim como qualquer outro tipo de marketing, você só deve manter seu público em mente. Aproveite o tempo para publicar conteúdo que os atraia regularmente e se envolver com eles o máximo possível.

 

 

Otimize seu site

 

Seu site deve ser carregado com conteúdo útil, fácil de navegar e esteticamente agradável. Enquanto a construção de um site está além do escopo deste curso, sinto que é importante tocar em um a importância de ter um site bem desenhado que seja rápido em vários dispositivos. Um site é um dos poucos pontos de contato que você tem controle total, então certifique-se de usá-lo para sua vantagem.

 

Se ainda não tiver um site, você está atrasado. Mas é possível ter o seu site no ar em minutos e sem contratar um programador.

 

Antes do próximo artigo, leve algum tempo para pensar sobre como você pode desenvolver os diferentes aspectos da sua identidade de marca que passamos nesta lição.

 

Aqui está um artigo interessante, que pode ajudar a dar mais algumas ideias:

 

https://www.inc.com/molly-reynolds/5-steps-to-building-a-strong-brand-identity-when-the-game-is-constantly-changing.html

 

No próximo artigo, falaremos sobre credibilidade da marca e o que ela pode fazer para sua empresa.

 

E para saber mais sobre branding e como aplicá-lo em sua empresa e promover sua marca, em qualquer nicho, para atingir lucros incríveis, leia nosso e-book Planejamento de Branding para o seu Negócio.
 

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *