As redes sociais são ferramentas importantes dentro do mundo da internet, e ficar fora delas significa estar fora de uma grande rede de comunicação, informação, e até mesmo, de oportunidades de negócio.
Empreendedores estarem dentro desse ambiente virtual é ainda mais importante, pois elas são um ótimo e rentável local de negócios. Deixar a empresa fora das redes sociais significa deixar para a concorrência a sua chance de lucrar e os clientes que poderiam ser seus.
Colocar o seu negócio na internet e principalmente nas redes sociais, independente do ramo de atuação e do tamanho da empresa, é tornar ele acessível para milhões de pessoas e assim, fazer com que ele seja conhecido por pessoas que estão longe de você, mas que podem ter interesse em seus produtos e serviços.
Enquanto deixar ele fora das redes pode significar a perda de muitas oportunidades. Veja um exemplo de como a internet e as redes sociais podem te ajudar na prospecção de clientes:
Uma pessoa que vende bijuterias, em uma loja física numa cidade grande, dependendo do ponto onde a loja está instalada pode ter mais ou menos clientes. Vamos supor que ela está em um bom ponto, com uma circulação regular de pessoas. As pessoas que passam em frente a loja, podem entrar e se tornar um cliente.
Mas outras pessoas da mesma cidade não passam nesse ponto onde está a loja, ou passam sempre com pressa, por isso não entram na loja. Essas pessoas podem pesquisar bijuterias na internet e ao encontrar a sua página em alguma rede social, ir até a sua loja realizar a compra. Ou ainda, ir até a loja online, se houver.
Ter uma página, no Facebook, por exemplo, também pode atrair clientes de outra forma. Quem compra na sua loja e gosta, pode curtir a página e ainda compartilhar, e assim, as pessoas conectadas com seus clientes através do Facebook, passam a conhecer o seu negócio e podem se tornar clientes.
A publicidade na internet e nas redes sociais, pode atrair clientes que não estão perto do seu negócio, se você possuir uma loja online. E também pode atrair as pessoas que moram na cidade ou perto dela, que ainda não conhecem a sua loja para comprar na loja física, e assim evitar a taxa de frete, se for o caso.
Outra vantagem das redes sociais é a proximidade que ela pode manter com o cliente, ele já tem familiaridade com o ambiente e, além disso, pode fazer reclamações e sugestões, direto na página da empresa, e ser respondido.
Agora, se você tem um negócio pequeno, não pense que deve ficar fora das redes sociais por isso. Elas são a oportunidade de crescimento para você e sua empresa. Invista nesse campo para ter um bom retorno. Uma das qualidades das redes sociais é o baixo custo, acessível para empresas de todos os tamanhos.
Aproveite o que você aprendeu e comece agora a colocar a sua empresa nas redes, lembre-se de mantê-las atualizadas depois de criadas, os clientes querem saber das novidades.
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