Caso esteja se perguntando se mídia social pode ser útil para sua empresa, a resposta é sim: a mídia social é uma ótima maneira de impulsionar novos negócios e atrair novos clientes.
Independentemente de estar ou não começando, este curso rápido o ajudará a classificar o que é necessário para fazer sua empresa se mover e, se implementar as etapas descritas aqui, poderá ver uma evolução positiva rapidamente.
Vamos começar com uma rápida introdução ao marketing de mídia social.
Introdução Ao Marketing De Mídia Social
As mídias sociais mudaram a forma como as pessoas se conectam, descobrem, compartilham informações e realizam negócios, mas você já sabe disso, então vamos direto ao assunto. O que você precisa saber:
– Mídias sociais – essa é a tecnologia que as pessoas usam para se conectar, compartilhar ideias e experiências. As empresas aproveitam essa infraestrutura para se conectar com os clientes e aumentar suas marcas.
– Redes sociais – como Twitter, Facebook, LinkedIn, etc .; esses são os lugares onde a interação social acontece.
– Marketing de mídia social – usar essa tecnologia para construir relacionamentos que criam consciência, confiança do cliente e, é claro, gerar negócios recorrentes.
Alguma coisa disso faz sentido? Deveria, porque a mídia social é basicamente apenas boca-a-boca alimentada pela tecnologia. Mais de 75% das pessoas têm muita probabilidade de compartilhar o conteúdo on-line que gostam com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho; e 49% fazem isso semanalmente.
Mídia Social Para O Seu Negócio
As grandes e pequenas empresas usam as mídias sociais para:
- Promover o nome da marca e do negócio
- Dizer às pessoas sobre seus produtos e serviços
- Descobrir o que as pessoas pensam sobre sua marca
- Atrair novos clientes
- Construir relações mais fortes com os clientes existentes
Quais São As Vantagens Das Mídias Sociais Para O Seu Negócio?
Há uma infinidade de vantagens em usar as mídias sociais nos negócios.
Entre elas podemos destacar:
- Amplo alcance: você pode alcançar milhões de pessoas por meio de uma única plataforma de mídia social popular.
- Marketing direcionado e localizado: é essencial segmentar muito bem seu nicho para que a mensagem tenha o efeito desejado; e as mídias sociais facilitam isso.
- Custo baixo: a maioria das plataformas populares é gratuita e as que cobram não pesam no seu orçamento.
- Configuração rápida e simples: rapidamente podemos configurar, contabilizar e postar informações – e qualquer um pode fazê-lo.
- Comunicação personalizada: as mídias sociais permitem que as empresas enviem mensagens personalizadas para os clientes e as ajudem com problemas comuns, como a implementação.
A Configuração
Como as empresas usam as mídias sociais de maneira eficaz? Tudo começa com objetivos definidos. Se você definir seus objetivos corretamente e souber desde o início o que espera alcançar com seu marketing, não será muito difícil organizar e implementar uma estratégia vencedora. Estas são algumas das formas pelas quais marcas estabelecidas usam as mídias sociais para expandir seu alcance:
- Espalhar a palavra: mostre a seus clientes quem você é, o que pode fazer e, mais importante, como o seu produto ou serviço pode beneficiá-lo.
- Impulsionar as vendas: você pode fazer isso oferecendo ofertas especiais aos clientes existentes ou iniciando uma promoção. Apenas certifique-se de que eles gostem o suficiente para compartilhá-lo em seus próprios círculos sociais.
- Proporcionar um ótimo atendimento ao cliente: isso é essencial para qualquer negócio, mas as mídias sociais facilitam muito o envolvimento com os clientes e a descoberta do que eles precisam de você. Descubra o que eles estão dizendo sobre você e estabeleça um bom feedback.
- Faze-los voltar: quando você estabelece um sistema eficaz e constrói relacionamentos fortes com seus clientes, eles sempre retornarão.
Redes Chave
Diferentes tipos de redes sociais funcionam para diferentes objetivos de marketing. A chave é encontrar uma posição central que leve em conta o maior número possível de plataformas, sem saturar a mensagem. Algumas das principais plataformas incluem:
- Facebook: permite que você converse com seus clientes e publique fotos, vídeos e notícias sobre novos produtos e recursos.
- Twitter: um micro-blog que você pode usar para enviar e receber mensagens curtas, bem como postar fotos.
- Youtube: o site de hospedagem de vídeos mais popular. Isso deve ser usado ao postar vídeos promocionais e os vídeos devem estar vinculados a outras redes de mídia social.
- Compartilhamento de fotos: são sites que permitem armazenar, organizar e compartilhar coleções de fotos com os clientes.
Se você não está totalmente familiarizado com as mídias sociais e não sabe como poderia usá-las para expandir seus negócios, este curso rápido é para você. Os detalhes podem parecer complicados no começo, mas vale a pena se aprofundar no assunto.
Após esta pequena introdução ao marketing de mídia social, vamos ver como começar com mídias sócias na próxima aula.
E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP da Kitamura Consultoria!