Ícone do site Kitamura Consultoria

Passos Para Se Tornar Um Profissional De Marketing Confiável

Passos Para Se Tornar Um Profissional De Marketing Confiável

A verdade é que, para fazer ótimos vídeos e se tornar confiante é necessário praticar. Mas tudo começa com um objetivo em mente, conhecendo seu público e desenvolvendo um plano para ter sucesso. Você precisa de um plano de como se preparar para fazer um vídeo e um plano para lidar com os nervos e a timidez durante o vídeo.

 

 

Conheça Seu Objetivo

 

Quando você faz um vídeo, é imperativo que você entenda por que está fazendo isso. Isso é verdade, quer você seja tímido ou não. Qual é o objetivo de fazer isso para o seu público e para você? É realmente como ter dois objetivos. O objetivo que você tem para o seu público é o mais importante, mas o objetivo que você tem para si e para o seu negócio também é.

 

Por exemplo, você pode ter uma meta para criar sua lista de e-mail. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer um curso de e-mail baseado em vídeo curto, introduzido por um ou dois vídeos e, em seguida, exigindo um endereço de e-mail para ver mais. Outro objetivo pode ser resolver um problema para o seu público, para que você possa ajudá-los a resolver um problema maior depois.

 

 

Conheça Seu Público

 

Antes mesmo de começar a criar vídeos ou oferecer serviços ou produtos, primeiro você precisa saber quem é seu público. Quais são seus problemas? O que os mantêm acordados à noite? O que os excita? Quais são seus objetivos, valores e medos de vida? Como o que você faz para resolver seus problemas e resolver seus problemas?

 

Por exemplo, digamos que você é um coach de negócios iniciantes. Você ajuda as mães que ficam em casa a encontrar uma maneira de ganhar dinheiro em casa fornecendo serviços a outras pessoas usando a Internet e seus computadores para isso. Há muitos problemas a serem resolvidos, como iniciar sem muito dinheiro, ganhar confiança ou mudar de uma mentalidade de funcionário para uma mentalidade de dono de empresa.

 

 

Desenvolva Pontos De Discussão

 

Depois de ter o problema e uma solução para seu público-alvo e saber qual é o objetivo do seu vídeo, é hora de desenvolver pontos de conversa nele. Você não precisa escrever um script. Se você fizer isso, você vai soar robótico. Em vez disso, anote os pontos básicos sobre os quais você quer falar. Então simplesmente fale sobre eles como se estivesse conversando com uma pessoa.

 

Por exemplo, se você quiser conversar com seu público sobre o desenvolvimento de uma mentalidade saudável sobre dinheiro, anote três pontos que deseja abordar no vídeo e algumas palavras para se lembrar das informações que você abordará em cada ponto. Você pode transformar isso em uma apresentação do PowerPoint, seja com sua imagem ou não. É fácil de fazer com o Microsoft Office 365 e o PowerPoint. Você nem precisa de outro software.

 

 

Mantenha-O Curto E Direto Ao Ponto

 

Vídeos mais curtos são melhores. É melhor fazer uma série de vídeos curtos em vez de vídeos super longos. 60 segundos para não mais que dez minutos é tempo suficiente. Até dez minutos é esticá-lo a menos que esteja dentro de um curso. Se você perceber que você não precisa fazer o vídeo longo, ele vai ajudá-lo a manter o foco e não se sentir como se você estivesse enchendo linguiça em cada vídeo.

 

Em vez de dez pontos (como você pode fazer ao escrever um artigo ou post no blog), pense mais como três pontos ou três maneiras ou razões para fazer algo para que você possa reduzi-lo e mantê-lo curto. Quanto menor o vídeo, melhor.

 

 

Desista Da Perfeição

 

Você já ouviu isso antes e sabe que é verdade. Ninguém é perfeito. Nem aquele vlogger que você assiste no YouTube ou aquela modelo que você segue no Instagram. Não há problema em não parecer perfeito. Na verdade, muitas vezes as pessoas que tentam projetar a perfeição são aquelas que acabam sendo sendo ultrapassadas pelas pessoas que não têm medo de serem reais e mostram suas imperfeições.

 

Por exemplo, se você tropeçar em uma palavra ou duas, não se sinta como se precisasse refazer a gravação. Está perfeitamente bem e normal. Vá assistir a alguns discursos via Ted Talks e você começará a perceber que os melhores oradores são os mais naturais e cometem erros, dizem palavras erradas, pulam uma palavra, precisam se repetir e não são perfeitos. A beleza é que eles seguem em frente e ninguém se importa. E, de fato, as pessoas confiam mais nelas porque sabem que são reais.

 

 

Seja Você, Ninguém Mais Pode

 

Não importa quem você é; você é exclusivamente você. Só você pode ser você. Ninguém mais pode ser a mesma pessoa que você é. Por que você quer ser outra pessoa e não você? Não importa como você se parece, soa ou qualquer coisa assim, se as pessoas puderem vê-lo, ouvi-lo e entender seu significado. Isso é tudo que importa.

 

Alguém lá fora será capaz de realmente “entender” o que “você” faz de você. Eles podem ter ouvido a mesma coisa de maneiras diferentes mil vezes, mas não entenderam. Não caiu a ficha. Não até que eles ouvissem diretamente de você de uma maneira especial. É por isso que é tão importante ser você. Seu pessoal está lá fora lhe esperando.

 

 

Vista-Se Do Jeito Que Você Se Sente Confortável

 

Isso faz parte de ser quem você é, mas precisa ser dito. Você não precisa projetar nenhum tipo de persona 100% quando fizer um vídeo. Se você não tem costume de usar um terno, não use. Se você usa roupas de brechó e liquidações de garagem, tudo bem – não finja ser outra coisa. Encontre roupas para usar que façam você se sentir confiante e confortável e não se preocupe com o julgamento dos outros.

 

Afinal de contas, seria super estressante começar a fazer vídeos usando roupas que você não gosta, não pode pagar e se sente desconfortável. Na verdade, você não deixaria de fazer os vídeos porque não gostaria de fazer o que você acha que precisa fazer. Mas se você se ativer ao seu próprio estilo, será natural e não levará tanto tempo para se preparar para a gravação.

 

 

Relaxe

 

Antes de gravar seu vídeo, é importante se aquecer passando por seus pontos de conversa e fazendo um “take” sem gravar apenas para passar. Você pode ir em frente e gravar (quem sabe, pode ser exatamente como você gosta na primeira vez), mas dessa forma você pode se sentir confortável com os controles de sua câmera, testar a iluminação, o som e se acostumar a transmitir sua mensagem sem qualquer pressão.

 

Algumas pessoas gostam de receber uma massagem nos dias de gravação ou fazer algum trabalho de ioga e respiração para ajudar com o relaxamento. No entanto, outros acham confortável tomar um banho quente e se preparar para a gravação como se fosse um evento ou um programa de TV. Cabe a você. O que quer que o faça relaxado e se sentir natural funcionará.

 

 

Prepare Sua Voz

 

Alguns minutos antes de iniciar a gravação, beba um pouco de chá morno ou água morna para ajudar a soltar a garganta. Água morna com limão vai fazer maravilhas. Diga uma rima infantil ou um chiado de língua algumas vezes, tire os lábios e relaxe o rosto antes de começar. Isso pode ajudar a aquecê-lo para que você cometer menos erros.

 

Você pode até encontrar aquecimentos no YouTube se fizer uma busca por aquecimentos vocais para palestrantes. Isso pode ajudar tremendamente com o nervosismo. Mas lembre-se de que é normal sentir-se nervoso, mesmo que você esteja apenas fazendo uma gravação e ainda não esteja fazendo o vídeo ao vivo. Tente pensar nos nervosismo como excitação e não como medo.

 

 

Prepare Seu Ambiente

 

Embora seus vídeos não precisem ser perfeitos, é importante criar um ambiente do qual você se orgulhe e pareça bom devido à boa iluminação e bom som. Você não precisa gastar muito dinheiro nessas coisas. Um bom conjunto de fones auriculares funciona bem, e para a iluminação, você pode usar uma janela em sua casa para obter uma boa iluminação natural.

 

Se você optar por comprar iluminação, faça alguma pesquisa. Se você usa óculos, por exemplo, as ring lights (luzes circulares) vão iluminar seus óculos e dificultar a visão das pessoas. Se você está apenas gravando voz para uma apresentação do PowerPoint, não precisa se preocupar com a iluminação. E se você estiver fazendo um evento ao vivo, considere conectar-se diretamente à Internet, em vez de usar o wireless para evitar falhas.

 

 

Prática

 

A melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é criar mais vídeos para praticar. Você ainda pode publicar as práticas se quiser, porque você não quer entrar em uma mentalidade de perfeição. Encontre desculpas para fazer mais vídeos, entrar no Facebook com mais frequência e participar com outras pessoas em seus eventos para ajudá-lo a superar seu nervosismo.

 

Como a maioria das coisas, quanto mais você fizer isso, mais confortável ficará. Timidez não significa que você não possa fazer essas coisas. Significa apenas que você pode demorar mais para se sentir confortável. Ou você pode sempre se sentir super-nervoso fazendo isso, mas você vai se sentir incrível por fazer isso de qualquer maneira. Seu público também ficará feliz por você estar fazendo isso.

 

Tornar-se um profissional de marketing confiável se resume a fazê-lo e depois continuar fazendo. Mesmo que os seus primeiros esforços não recebam muita resposta (e provavelmente eles não terão), tudo bem, porque você vai melhorar à medida que continua. E conforme você continua, você vai aumentar seu público ao mesmo tempo. Mas você deve começar se quiser experimentar esse sucesso.

 

Quer saber mais sobre este assunto?

 

Marketing em Vídeo Para Pessoas Tímidas

 

Ser tímido não é um empecilho para se tornar um profissional de marketing de vídeo de sucesso. Significa apenas que você pode precisar de um pouco mais de incentivo para fazer as coisas que assustam você.

Adquira agora mesmo o seu Marketing Em Vídeo Para Pessoas Tímidas e comece a estabelecer as bases para o seu sucesso!

5/5 - (1 vote)