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Um plano de marketing de mídia social para o seu negócio [Marketing Em Mídias Sociais – 3 de 10]

Marketing em Mídias Sociais-03-Um Plano De Marketing De Mídia Social Para O Seu Negócio

Um plano de marketing de mídia social eficaz exige planejamento e execução adequados. Se você é novo nisso e espera ver os resultados logo depois de algumas postagens no blog e atualizações aleatórias, talvez o resultado seja decepcionante. Profissionais de marketing sérios sabem que, para aproveitar todo o potencial das mídias sociais, é preciso incorporar pelo menos três elementos:

 

  • Ouvir o público
  • Compartilhar mensagens relevantes
  • Permitir que o público compartilhe a mensagem

 

Então o que é que você deveria compartilhar? Bom conteúdo. Você não pode ter um plano de marketing de mídia social eficaz sem um bom conteúdo. Todo o plano se origina de uma sólida estratégia de criação de conteúdo. A coisa boa sobre o conteúdo útil é que as pessoas apreciam sua marca e compartilham; e o compartilhamento é o que constrói sua marca.

 

Isso funciona independentemente de você ter uma pequena empresa ou uma grande multinacional, e custa muito pouco para colocar em prática, de modo que o orçamento não seja um fator importante na implementação. Já ouviu falar “falhar no planejamento é planejar falhar”. É muito verdadeiro quando se trata de marketing, porque criar uma estratégia de mídia social bem detalhada é tão crucial quanto ter um plano de negócios sólido.

 

Para atrair, envolver e converter fãs e seguidores em clientes, use essa estratégia.

 

1. O que devo procurar alcançar a partir das mídias sociais?

 

Isso depende inteiramente do tipo de negócio em que você está. Você pode usá-lo para ganhar exposição para sua marca ou simplesmente interagir com os clientes, pois isso é bom para os negócios. Lembre-se, se você está “á toa”, seu público saberá e não será bom para você. Tente entender os desejos de seus clientes e descubra como se conectar a elas. Uma maneira de fazer isso é descobrir como usar as mídias sociais para resolver os problemas de seus clientes.

 

2. Quem deve configurar a conta de mídia social da empresa?

 

Para empresas menores, seria melhor delegar a tarefa a um funcionário com experiência na implementação de campanhas eficazes de mídia social. Empresas maiores dão o trabalho a colaboradores qualificados no departamento de marketing e, se o orçamento permitir, alguns podem optar por contratar um consultor ou empresa.

 

3. Devo criar contas em todas as plataformas de mídia social quando começar?

 

Como ponto de partida, provavelmente seria melhor operar com presença em uma ou duas redes sociais e um blog. A rede escolhida será determinada por onde sua audiência se encontra; então pesquise seus clientes e descubra qual é a plataforma mais popular deles. Quanto mais o negócio cresce, mais redes sociais você pode entrar.

 

4. Qual é a melhor rede social para uma pequena empresa?

 

Seja uma empresa grande ou pequena, não tem como errar com uma conta do Twitter. A plataforma é fácil de aprender e dá ao seu negócio uma voz no mundo do microblog. Outra rede crucial a ser usada é o Google + – apenas para aumentar os rankings do mecanismo de busca do seu site. Se, no entanto, você tiver uma empresa B2B, as redes sociais, como o Slideshare e o LinkedIn, serão ótimos lugares para alcançar os influenciadores, e dificilmente você erraria com o Facebook e o Pinterest.

 

5. Qual é a frequência correta para postar atualizações?

 

Dois ou cinco posts por dia devem ser suficientes. Lembre-se de que seus seguidores acessam websites de mídia social em momentos diferentes, e uma única postagem por dia pode não ser suficiente simplesmente devido a diferenças de tempo. Para alcançar mais pessoas, esforce-se constantemente pelos posts ao longo do dia.

 

6. Que tipo de conteúdo devo publicar?

 

Novamente, o objetivo de sua campanha de marketing determinará o que você posta. Mas também, a plataforma que você está usando é importante (até certo ponto). Por exemplo, o PInterest e o Instagram são inerentemente visuais, e imagens impressionantes e memoráveis detalhando seus produtos e serviços seriam ideais se estiver operando essas contas.

 

Eventos da empresa e algumas fotos de bastidores são ótimos para se conectar com o público nessas redes. Mas você também pode postar atualizações de texto no Facebook e obter um bom desempenho, especialmente se você estiver fazendo uma pergunta ou fornecendo informações relevantes. Ao usar o Twitter, tente manter um equilíbrio entre os tweets e os re-tweets. Organize uma mistura diversificada de conteúdo (fotos, links, dicas, vídeos curtos, perguntas ponderadas, etc.) em diferentes plataformas para manter as coisas atualizadas e interessantes.

 

7. A mídia social é uma boa plataforma para fornecer atendimento ao cliente?

 

As mídias sociais ao longo do tempo se tornaram uma das plataformas mais populares para as empresas interagirem com clientes em potencial e existentes. Você pode usar todas as plataformas populares para responder às dúvidas e reclamações dos clientes, solicitações de status de pedidos, etc.

 

8. Como exatamente se converte seguidores em clientes?

 

Não há táticas infalíveis para fechar negócios com os fãs, no entanto, alguns truques parecem funcionar melhor do que outros. Por exemplo, os anúncios do Facebook são uma maneira simples e acessível de expandir sua base de fãs, aumentar o envolvimento e coletar leads de vendas. É totalmente sua responsabilidade converter esses leads. Uma das melhores maneiras de converter leads é implementar um concurso de plataforma cruzada que integre todas as plataformas populares e talvez oferecer sorteios que “conversem” bem com o público e atraiam clientes em potencial.

 

Por exemplo, para direcionar os consumidores à sua loja on-line, você pode enviar um tuíte simples que descreva um concurso em andamento em sua conta do Facebook e lançar um link para as regras do concurso e o formulário de inscrição em sua loja on-line.

 

9. Como as pessoas medem o sucesso de seus esforços de marketing?

 

É muito importante que você sempre acompanhe suas métricas de marketing para estabelecer quais táticas estão funcionando e quais não estão. Algumas plataformas vêm com suas próprias métricas; Facebook por exemplo, dá-lhe acesso de administrador, onde você pode conferir dados de insights da página e usar os dados para avaliar o que está funcionando e planejar suas postagens futuras.

 

O LinkedIn oferece análises semelhantes, essenciais para páginas de negócios. O Google Analytics pode ser usado para avaliar a eficácia das campanhas de mídia social e ver como sua estratégia direciona seu tráfego para sua loja on-line.

 

10. Evite o Maior Erro

 

Você não pode se dar ao luxo de não ter um plano de marketing de mídia social, então crie um e execute-o. Lembre-se que a mídia social está em constante evolução e, a fim de ficar à frente, você tem que estar preparado para se adaptar e redefinir sua estratégia, conforme necessário. Se você fizer isso a cada poucos meses, identificará quais táticas são redundantes e, no processo, elaborará o melhor plano para sua empresa.

 

A maioria das organizações começa nas mídias sociais escutando e interagindo com seus clientes em diferentes plataformas, mas em algum momento elas precisam analisar a equipe necessária para realizar uma campanha eficiente e perguntar que resultados estão tendo com a interação social. Para manter uma estratégia de negócios social que une esforços diferentes para criar um plano de longo prazo que mantenha o negócio em crescimento, é preciso reservar tempo e recursos significativos.

 

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